sexta-feira, 28 de junho de 2019

Jogo Matemático esquerdinha


Residentes: Gabrielle Gimenez e Rosilene Aparecida
Olá, viemos aqui contar um pouco da experiência que estamos vivenciando na residência pedagógica, estamos juntas toda terça-feira das 07:00am até 12:00am, estamos acompanhando o 3º A do ensino fundamental, na escola Francisco Murilo no bairro Jardim Águas Claras, juntamente com a professora da sala Regina, nossa preceptora.
Estamos vivenciados momentos maravilhosos e muito bem  aproveitados para a nossa formação acadêmica, estamos no último ano na faculdade (FESB) estamos adquirindo com o programa muitos conhecimentos.
Queremos compartilhar com vocês um pouquinho do trabalho que a gente faz na escola, vamos falar um pouco sobre o nosso projeto que desenvolvemos no dia 02 de abril de 2019, o jogo que confeccionamos no decorrer dos dias, cada dupla fez um pouco do jogo, então aplicamos o jogo para a sala e foi muito interessante.
O jogo se chama esquerdinha (tapetinho) o objetivo do jogo é compreender o significado do valor posicional no SND (sistema numérico decimal). Foi dado para um grupo de 4 crianças, juntamente com 111 palitos por jogador, 12 elásticos por jogador, 1 potinho por jogador, 1 tapete por criança, e 1 folha sulfite para cada jogador do grupo, a partir disso vão fazer um grupão de cem palitos, com registro da fichas numéricas, representado o grupão de dez e os soltos, se houver.
            Quando aplicamos o jogo para grupos diversos, misturados da sala pensamos de princípio que eles iam ficar bem confusos, e iam ter dificuldades, porém o resultado surpreendeu todas nossas expectativas, eles foram muito bem, até alguns alunos que tem uma dificuldade maior se saíram bem conseguindo jogar até o fim. No final eles fazem uma avaliação na folha sulfite desenhando aquilo que jogaram, o que eles entenderam do jogo.
            Vendo depois aquelas folhas com calma, o capricho deles nas folhas em desenhos explicando o que entenderam do jogo (esquerdinha), e também o quanto gostaram do jogo pediram mais, ficaram umas 2 semanas pedindo o jogo, quando ia ter novamente.
            A partir do andamento do jogo, fizemos provocações e intervenções para ver o que eles estavam achando, e provocações para ver o que até onde eles chegavam, foram espertos e no final todos ficaram com 10 dezenas, 100 centenas e 1 unidade.
            Enfim, concluímos que estar na residência pedagógica é mais daquilo que esperávamos, está sendo uma experiência fantástica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário