Residentes: Gabrielle
Gimenez e Rosilene Aparecida
Olá,
viemos aqui contar um pouco da experiência que estamos vivenciando na
residência pedagógica, estamos juntas toda terça-feira das 07:00am até 12:00am,
estamos acompanhando o 3º A do ensino fundamental, na escola Francisco Murilo
no bairro Jardim Águas Claras, juntamente com a professora da sala Regina,
nossa preceptora.
Estamos
vivenciados momentos maravilhosos e muito bem
aproveitados para a nossa formação acadêmica, estamos no último ano na
faculdade (FESB) estamos adquirindo com o programa muitos conhecimentos.
Queremos
compartilhar com vocês um pouquinho do trabalho que a gente faz na escola,
vamos falar um pouco sobre o nosso projeto que desenvolvemos no dia 02 de abril
de 2019, o jogo que confeccionamos no decorrer dos dias, cada dupla fez um
pouco do jogo, então aplicamos o jogo para a sala e foi muito interessante.
O
jogo se chama esquerdinha (tapetinho) o objetivo do jogo é compreender o
significado do valor posicional no SND (sistema numérico decimal). Foi dado
para um grupo de 4 crianças, juntamente com 111 palitos por jogador, 12
elásticos por jogador, 1 potinho por jogador, 1 tapete por criança, e 1 folha
sulfite para cada jogador do grupo, a partir disso vão fazer um grupão de cem
palitos, com registro da fichas numéricas, representado o grupão de dez e os
soltos, se houver.
Quando aplicamos o jogo para grupos
diversos, misturados da sala pensamos de princípio que eles iam ficar bem
confusos, e iam ter dificuldades, porém o resultado surpreendeu todas nossas
expectativas, eles foram muito bem, até alguns alunos que tem uma dificuldade
maior se saíram bem conseguindo jogar até o fim. No final eles fazem uma
avaliação na folha sulfite desenhando aquilo que jogaram, o que eles entenderam
do jogo.
Vendo depois aquelas folhas com
calma, o capricho deles nas folhas em desenhos explicando o que entenderam do
jogo (esquerdinha), e também o quanto gostaram do jogo pediram mais, ficaram
umas 2 semanas pedindo o jogo, quando ia ter novamente.
A partir do andamento do jogo,
fizemos provocações e intervenções para ver o que eles estavam achando, e
provocações para ver o que até onde eles chegavam, foram espertos e no final
todos ficaram com 10 dezenas, 100 centenas e 1 unidade.
Enfim, concluímos que estar na
residência pedagógica é mais daquilo que esperávamos, está sendo uma
experiência fantástica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário