terça-feira, 10 de dezembro de 2019


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA  ENCERRA ANO LETIVO COM  PROJETO
“CORPO EM MOVIMENTO – o corpo fala, a mão registra e a história preserva”

O dia 30 de novembro foi especial para 24 alunos dos cursos de Educação Física, Ciências Biológicas, História e Letras da FESB. Eles, juntamente com os professores preceptores e coordenadores  encerraram, com chave de ouro, o Projeto Residência Pedagógica –  duração de 18 meses, com Bolsa do governo federal por meio da Capes –  com a realização da Feira do Conhecimento: O corpo em movimento – o corpo fala, a mão registra e a história preserva. O mesmo foi posto em prática na EE Prof. Marcos Antonio da Silva Guimarães, localizada no bairro Jardim Recreio, em Bragança Paulista.
Durante o segundo semestre de 2019, os alunos residentes da FESB desenvolveram atividades junto aos alunos da escola tendo como subtema norteador do projeto o gênero musical hip hop.
E foi na manhã de sábado, dia 30/11, que os residentes, juntamente com a comunidade escolar, além de familiares e convidados, puderam apresentar e participar das atividades elaboradas no semestre.
A Feira teve início com uma ginástica laboral na qual todos os presentes foram convidados a exercitar seus corpos em um verdadeiro aquecimento.   
Feito isso, foi a vez da apresentação do judô com a participação do professor João Custódio do curso de Educação Física da FESB e do sansei Daniel Mori, convidado que, juntamente com seu grupo de judocas, apresentou algumas técnicas e golpes, inclusive com a  participação do público. 
Em      Em seguida os presentes puderam acompanhar um grupo de hip hop que apresentou algumas músicas com a participação de alunos da própria escola.
            Outra atração do Projeto foi a declamação de um Cordel, escrito pela aluna Ana Maria do curso de Letras, por um aluno do sexto ano.
   Para encerrar a atração com os convidados presentes, uma batalha de rima entre  Rafael Moriondo, aluno de História da FESB, e MC Tanque que, inspirados pelas palavras escolhidas pelo público presente, mostraram que essas batalhas valorizam a cultura com debates sobre temas políticos e sociais.
  Além das atividades que ocorreram no pátio, três salas de aula  serviram para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre pelos alunos do Marcos Guimarães.
   A História trouxe  uma linha do tempo do hip hop,  danças e objetos indígenas e o registro, em fotos, de todo o processo de elaboração do Projeto, entre outras atividades. 
  Os residentes de Letras expuseram um varal  de Cordel e xilogravuras das mais diversas, além de cartazes elaborados pelos alunos. 
   Um dos destaques da Feira foi o corredor dos sentidos, criado pelos residentes dos cursos de Ciências Biológicas e de Educação Física. Nele, os convidados puderam testar sua sensibilidade no grau máximo, entre risos e gritos.
    Durante o semestre, nas aulas de Ciências e de Biologia, os alunos da escola tiveram a oportunidade de conhecer e desenvolver várias atividades baseados em expressões faciais oriundas da estimulação dos sentidos humanos. 
    Destaca-se ainda que, ao longo de toda manhã, os presentes puderam deixar-se fotografar por meio de um mural, de madeira, que representava o corpo de um jovem com  gestual do hip hop. O mural foi desenvolvido por uma aluna do curso de Ciências Biológicas e alunos da escola.                    
    As figuras abaixo mostram algumas das inúmeras atividades desenvolvidas durante o semestre com os alunos da escola E. E. Prof. Marcos Antonio da Silva Guimarães.           
   Durante o semestre, os alunos residentes da FESB também participaram de reuniões de formação na faculdade para elaboração e compartilhamento de todas as ações que foram desenvolvidas na escola.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário