quarta-feira, 6 de novembro de 2019

PROJETO MONITORIA “LER PARA ESTUDAR”




                 FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA
                       FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA
                                        Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 7/7/1972

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA



PROJETO MONITORIA “LER PARA ESTUDAR”

Introdução:

Para as crianças, aprender a estudar é uma condição fundamental à continuidade da vida escolar. À medida que avançam, elas precisam se aprofundar nas diversas áreas do conhecimento, o que exige o domínio de certos procedimentos de leitura.
Para isso o desenvolvimento de procedimentos de leitura é essencial para o avanço no processo de aprendizagem.
Cabe à escola ensinar as práticas associadas ao estudo, especialmente a leitura e a produção de textos científicos. Para que a turma aprenda essas práticas, é preciso criar situações em que se possa ler e compartilhar com outras pessoas o aprendizado. 

Objetivos:

- Proporcionar situações para o desenvolvimento de procedimentos de leitura.

- Realizar atividades interdisciplinares com foco no desenvolvimento de procedimentos de ler para estudar.
- Desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento da habilidade leitora com vistas a produção de “Você Sabia” (3º ano), Noticia (4º ano) e “Esquemas” (5º ano)

Público alvo:

Alunos dos 3º, 4ª e 5º anos que apresentam alguma fragilidade no processo de aprendizagem das escolas integrantes do programa Residência Pedagógica/FESB subprojeto pedagogia.

Desenvolvimento:

As residentes realizarão uma sequência de atividades com grupos de alunos voltadas para a leitura de textos informativos e científicos articulados com os conteúdos conceituais abordados nas aulas de natureza e sociedade.
Ao final, cada grupo de alunos deverá elaborar registros de forma a produzir textos de gêneros distintos, utilizando as informações identificadas através dos procedimentos de leitura para estudo.
O produto final das sequencias de atividades para cada série será:
3º ano – você sabia
4º ano – notícia de jornal
5º ano - esquemas

1ª etapa:
Leitura de texto informativo e identificação de informações importantes (grifar e busca de significados de termos desconhecidos)

2ª etapa
Leitura de texto no gênero específico de cada ano sobre o tema em questão analisando as características do gênero.

3ª etapa
Leitura de novo texto informativo e registro de informações importantes

4ª etapa
Leitura de texto no gênero específico de cada ano sobre o tema em questão e registro de informações importantes.

5ª etapa
Usar as informações registradas e destacadas nos textos anteriores e produzir texto no gênero específico.

6ª etapa
Revisão, correções e leitura final do texto produzido no gênero específico.

Avaliação:
As avaliações do processo se darão com base nos registros e relatórios do desempenho dos grupos de alunos acompanhados por cada residente, identificando dificuldades e conquistas dos alunos, além dos registros resultantes como produto final de cada grupo de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário