SUBPROJETO
MULTIDISCIPLINAR
2
semestre de 2019
TEMA:
CORPO EM MOVIMENTO
Título:
O corpo fala, a mão registra e a história preserva
Público
alvo:
alunos, professores, funcionários, gestores e comunidade em geral que atuam na
E.E. Prof. Marcos Antônio da Silva
Guimarães
Disciplinas:
Ciências Biológicas, Educação Física, História e Letras
Objetivo
geral:
-
Organizar uma Feira do Conhecimento Multidisciplinar que abordará a temática
central em diferentes modalidades considerando as especificidades das áreas
contempladas no subprojeto
Objetivos
específicos:
-
Envolver a comunidade escolar em eventos culturais;
-
Propiciar, aos alunos da Educação Básica, a participação ativa em projetos,
desde seu planejamento, organização e execução.
Justificativas:
- Promover
a interdisciplinaridade entre os residentes das áreas participantes deste
Projeto enriquecendo suas formações e ampliando seus conhecimentos acerca do
homem, compreendido com um ser múltiplo, e o uso das tecnologias;
-
Oportunizar aos residentes e alunos envolvidos no Projeto a participação em
experiências metodológicas, tecnológicas e de práticas docentes de caráter
interdisciplinar tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial do
magistério;
-
Cooperar para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias aos
residentes para a autonomia intelectual, capacitando-os a transformar o
conhecimento acadêmico em conhecimento escolar incorporando, também, as
Tecnologias de Informações e Comunicação (TICs).
Cronograma: 30/11/19
Horário: 8h às 12h
Metodologia:
1.
Seleção das tecnologias que serão abordadas na Feira (microcomputador,
Datashow, celular)
1.1Planejamento
das ações e divisão de tarefas.
MASCOTE: bonecão de posto (com logotipo da FESB para poder usá-lo
depois) VER EXTENSÃO
2.
Atividades por área
a)
Residentes Ed. Física – Percussão corporal: sexto ano
b) apresentação de danças Hip Hop – 10 alunos
da própria escola
c) alunos da Escola que
irão apresentar luta de capoeira – (Camilo responsável)
d) judô- Aluno Arthur (Marcos Guimarães)
e) Ginástica
Laboral
f)
Ginástica circense (alunos da FESB)
g)
Prof. João irá dar uma aula de judô- ver
tatame
b)
Residentes de Ciências Biológicas:
a) Frequência cardiorrespiratória + verificação no
pulso/pescoço/respiração por minuto + estetoscópio: antes e depois das
atividades
b) Dinâmica do Tato: caixa com algum objeto que os
alunos sejam os protagonistas e os residentes e preceptores os atores/modelos. Tal
atividade será filmada para posterior criação de um vídeo
c) Corredor
de sentidos - verificar frequência cardíaca quando entra e sai da sala =
descalço, vendado: linhas amarradas, boneco de pelúcia, slime (amoeba) lixa de parede, tapete, garrafa pet pendurada,
borrifador de água, papel celofane, plástico bolha, música de fundo (Bárbara),
folhas secas, cheiro + questionário de saída = fechamento com cortinas,
carteiras e revestimento com TNT/papelão. SUGESTÃO:
FORRAR AS JANELAS DE UMA SALA (BIBLIOTECA)
d) atividade desenvolvida com os alunos
sobre emoções, sentidos e expressões.
Residentes de História
a)
Criação
de um cenário (do corpo em movimento) para fotografias no dia da Feira (apoio
da professora de arte + aluna residente Camila) – sequência de movimentos + os
alunos estarem pintando o desenho do corpo
b)
Registro,
em fotografia, do processo de elaboração do Projeto: painel fotográfico (ver
impressão + papel cartão preto)
c)
Cartazes
customizados sobre os movimentos das danças brasileiras (indígenas – do chão ao
teto + arcos e flechas para decoração ( prof. Fernando + notebook com imagens e
sons das danças+ rostos com pintura indígena em papel)
d)
Linha
do tempo – registro do contexto histórico do Hip
Hop (papel pardo)
Lista de presença: manter o livro com o
registro de impressões digitais a partir do nome dos visitantes
Residentes
de Letras
a)
Apresentação em Libras de um poema +
jogos+sinais significativos do ambiente escolar+ alfabeto (sexto ano A)
b)
Letras
de Rap (1986, no Brasil) e Hip Hop com paródias elaboradas pelos alunos –
Lisandra já está produzindo com os sextos e sétimos)
c)
Grafite
(no papel pardo = “oficina/atividade com os alunos grafitando durante a Feira”)
/ Pintura dedo
d)
Batalha de poesias/rima/rap (aluno dos
sextos que lerão poesias – Lisandra) + Rafael Moriondo FESB
e)
Varal de Cordel
(xilogravura na capa – ver com Lisandra para linkar os temas
RECURSOS
a)
Bonecão de posto nas cores azul/branco
com emblema da FESB
b)
Cinco folhas de papel celofane
c)
Dois metros de plástico bolha
d)
Três potes de amoeba
e)
Duas lâminas de madeirite para criar o
cenário com suporte
f)
15 folhas de papel cartão preto
g)
Gasto com impressão das fotos (R$ 2,00
por foto no “Miyashiro” – Beatriz Russi pode mandar fazer...)
h)
10 folhas de cartolina branca
i)
Um rolo de papel pardo
j)
Duas bisnagas de tinta preta de
impressora
k)
Um rolinho de espuma pequeno (10 cm) para
fazer a capa do Cordel
l)
Quatro caixas de giz de cera (12 cores
cada)
m)
“Almofadinha” de tinta para carimbo –
impressores digitais no livro de presença (colorida????)
n)
Cola, fita dupla face, fita adesiva
larga, adaptadores !!!!!!, algumas ferramentas.....
Sugestão de ver
com a escola se caixa acústica, microfone funcionam para a apresentação das
danças.....
Investir mais na
divulgação da feira: fazer um convite mais atraente para ser divulgado entre os
alunos, pais e comunidade... Os residentes podem compartilhar o convite com
pessoas que queiram participar... Colocar na página da FESB (valendo AACC quem
sabe.....) Convidar os residentes de Pedagogia, os residentes em sala de aula
divulgando o evento na escola.
SUGESTÃO DE CONVITE: em
sinais de Libras (alfabeto manual)
QUESTIONÁRIO (50
questionários para Biologia) – 31/08/2019
Resuma sua
experiência, no corredor dos sentidos, com uma palavra:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas - SP:
Autores Associados, 1998.
HERNANDEZ, Fernando; VENTURA,
Montserrat. A Organização do Currículo
por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto
Alegre: Artmed, 1998.
MARTINS, Jorge Santos. Projetos de Pesquisa: estratégias de
ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. Ed. Campinas, São Paulo: Armazém do
Ipê (Autores Associados), 2007.
MAXIMIANO, A.C. A Administração de Projetos- transformando
ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997.
MOURA, Dácio G. Trabalhando com projetos: planejamento
e gestão de projetos educacionais. Petrópolis- RJ: Vozes, 2007.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário